terça-feira, 18 de agosto de 2009

WIRELESS-LESS

Às vezes eu não sei se fico surpreso ou triste por várias pessoas não fazerem idéia do que significa a Rota 66 na História das roadtrips ou mesmo no imáginário popular de qualquer grupo com algum contato com a contracultura. O que eu tenho ouvido de "mas por que você vai descer uma estrada?", mais no sentido amplo (a Rota em si e sua importância) do que no estrito (meus motivos pessoais pra fazê-lo) é de se admirar. Agradeço aos céus até hoje por ter tido um professor de Literatura que, em plena Campo Grande dos anos 80, subúrbio rural do Rio, virou pra turma, todos com 15 anos, e disse "vocês vão ler este livro", segurando nas mãos um exemplar de "O Apanhador no Campo de Centeio".

Deixando de lado os sacrílegos, posto de Amarillo, no Texas, depois de uma noite sem wi-fi por causa da tempestade que caiu ontem em Weatherford, OK. Hoje também teve por aqui (esta área dos EUA é foda), mas pelo menos eu não fiquei com a TV ligada com avisos de possível chuva de granizo e tornados. Achei que o hotel fosse sair voando. Devo estar fazendo alguma coisa errada, porque nas minhas FÉRIAS eu estou dormindo cedo, acordando antes das 8h e ouvindo música em volume baixo no carro. Ou então a estrada está me dominando mais do que eu esperava.

Ontem parei no Rock Café, em Stroud, OK, que tinha pego fogo em 2008, mas já está de pé novamente. Há exatamente um ano, Sir Paul McCartney, que dispensa apresentações, fez a Rota ao lado da namorada, e o famoso Café estava destruído. Pois não é que Paul tocaria em Tulsa ontem e era bem capaz de passar por lá pra poder conferir o que faltou da última vez? Pena que Amber, a garçonete, não me confirmou se ele iria mesmo, ou eu ficaria o dia esperando!!

Depois de mais um trecho original, da antiga Ozark Trail, que precedeu parte da Rota, passei em Chandler e tentei encontrar Jerry McClanahan, autor do melhor guia do mercado, que salvou minha pele muitas vezes, e tinha uma galeria de arte lá, perto de sua casa. Mas pelo visto ontem não foi dia pra se encontrar celebridades, locais ou mundiais. Vi o celeiro redondo de Arcadia e uma garrafa de refrigerante enorme na Pops, loja com mais de 400 marcas, das quais adquiri estas seis. Vamos ver qual vai me matar.

Oklahoma City, a capital, não é tão grande como eu imaginava, ainda mais que Edmond, a cidade de entrada, é lotada de malls e centros comerciais, até o único Starbucks do mundo construído como se fosse um chalé ao estilo Cotswold, que os postos de gasolina da Phillips 66 adotaram. Parei pra comer no Sid's Diner, em Yukon, de propriedade de um "elvis impersonator". O lugar também é um "diner impersonator", já que não passa de um boteco sujo e cheio de moscas com decoração anos 50 e posters velhos. A maior parte das cidades por onde passei, como Chandler, El Reno, Sayre e algumas outras, tem um centro da cidade com duas ou três ruas principais e vários prediozinhos arrumadinhos e com cara de antigos ou arrumados para parecerem pitorescos.

Com a tempestade de ontem, acabei indo dormir antes das 22h e acordando 6:30 hoje. Deu pra chegar cedo no Route 66 Museum, em Clinton, o melhor da Rota ,segundo os guias. O acervo deles é ótimo, a disposição das salas também, e ainda tinha isto aqui, que vocês vão ter que ver pra crer. Fiquei de boca aberta. Ainda deu tempo de passar em mais dois museus com artigos da Rota, um em Elk City, outro em McLean, TX. Passei em Texola , que nem pode ser considerada uma cidade de tão pequena, e entrei no Texas. Shamrock orgulha-se das raízes irlandesas e tem o posto de gasolina reconstituído mais imponente da Rota, embora eu prefira os menores. Quando eu subir tudo no Flickr, fica à disposição de vocês pra julgamento.

O céu já estava negro quando cheguei a Amarillo, daí decidir arrumar um hotel antes de cair a água,mesmo ainda à luz do dia (aqui só escurece às 20h). Amanhã fica melhor assim pra ver o famoso Cadillac Ranch.

Ah, rearrumei ambos os blogs e tirei de lá os posts que se referiam à viagem, postando na ordem mais abaixo.

ALEATÓRIAS:

1) Você sabe que está no Texas quando:
a) Um gavião está parado NO MEIO da estrada e você dirige devagar, passando ao lado, e ele nem te dá bola;
b) Os pratos são duas vezes maiores nos restaurantes;
c) Nas lojas de conveniência, os vasilhames de óleo pra carro estão ao lado dos refrigerantes;
d) Uma cascavel está parada NO MEIO da estrada e você dirige devagar, passando ao lado, e ela nem te dá bola;
e) As placas marcando a Rota passam de "HISTORIC Route 66" pra "OLD Route 66".

2) A nota fiscal da IHoP vem dizendo "se deixamos de lhe cobrar algo nesta conta, avise o gerente e não só você não pagará o item como ainda receberá um vale de $5 pra utilizar em qualquer de nossas lojas". Entrelinhas: a garçonete será despedida. A cidade está cheia de cholos pra colocar no lugar dela.

3) Este é meu último post com 36 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário