terça-feira, 18 de agosto de 2009

GETTING MY KICKS...

Então, eis o que acontece: neste momento, eu deveria estar na estrada, saindo de Chicago, IL, rumo a Santa Monica, CA. Adivinhou, vim para os EUA fazer a famosa Rota 66. Sonho de qualquer alternativo com espírito aventureiro, na verdade minha ambição é um pouco maior. Há umas três semanas, uma grande amiga me disse que cada pessoa deveria fazer três coisas na vida: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Bom, quem me conhece sabe que:
a) não quero ser pai;
b) odeio hippies.

A única opção que me sobrou é escrever um livro. Não que eu esteja fazendo esta jornada por causa do que minha amiga disse, mas é uma questão de predestinação, ou mesmo coincidência irônica, que eu realmente tenha o sonho de ser escritor. O único arremedo de talento que realmente me beneficia é saber escrever um pouco mais do que o brasileiro médio, mesmo reconhecendo que a média é muito baixa. Unindo dois sonhos, então, aqui estou, sentado num Starbucks, contemplando a Adams Street, à minha frente, a via de partida da Rota.

Minha partida, no entanto, teve que ser adiada pra amanhã, por uma simples questão de logística. A quantidade de pontos-chaves na Adams e na Jackson, esta última o fim da rota para quem vem do Oeste, é impossível de se percorrer de carro, sendo que o sol já está se pondo. Prefiro cobrir estes pontos agora, passar mais uma noite aqui e sair bem cedo a ter que dormir em Joliet, por exemplo. Isso sem contar os poucos, mas significativos, marcos no caminho. Sem queimar a largada, então, né?

Sobre o livro, a idéia é coletar o máximo de material possível sobre o que encontrar no caminho e aplicar à minha história. Ou quem sabe, encontrar a musa inspiradora (a inspiração em si, não uma mulher, seus pervertidos), jogar fora tudo o que penso até agora e criar algo completamente novo.

Não será um guia da Rota, não será mesmo algo tipo "um brasileiro na Rota 66", mas pura ficção, com situações reais que aconteceram comigo, literais ou levemente modificadas, enfim, tudo o que muita gente já está acostumada a ver por aqui, nos contos de Byron mais antigos. A premissa básica, atualmente, é: Fulano tem 33 anos, está às vésperas de se casar, surta com a possibilidade de estar fazendo bobagem e resolve, a convite de um amigo há tempos sumido, vir aos EUA fazer a Rota 66. Os meandros da trama e o desfecho,ainda são bem obscuros, mas venho tendo cada vez mais insights.

Fiquem ligados, até o fim do ano o livro deve sair. Enquanto isso, relatos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário