terça-feira, 18 de agosto de 2009

ASSIM TU ME KANSAS

Postando brevemente de Baxter Springs, KS, após sair do Missouri no fim da tarde de hoje. O Kansas é o único estado da Rota que não é atravessado por ela, tendo apenas uma pequena parte de 13 milhas cortada por três cidadezinhas. Achei que de repente daria azar continuar mais uma hora na direção e entrar no Oklahoma sem passar uma noite ao menos aqui, logo optei por ficar num hotelzinho a 3 milhas da fronteira. Curiosamente, entre os telefones úteis na cabeceira da cama, de restaurantes pra delivery e lojas, está "funeral homes". Será um mau indício?

Não era minha intenção fazer diário da viagem, mesmo porque muitas das coisas que experimentar por aqui provavelmente entrarão de alguma forma no livro. Mas hoje passei duas curiosas horas batendo papo com um senhor muito gente boa, Gary Turner, que criou a Gay Parita Sinclair Station, um posto de gasolina montado à moda antiga da Rota na cidadezinha de Paris Springs. O cara é uma figura, juntou um monte de memorabilia, de placas e sinais a bombas de gasolina antigas, freezers e máquinas de refrigerante e montou o posto por amor à Rota 66, recebendo os visitantes como se fosse gente da família. Ainda oferece água e root beer de graça e se a pessoa comprar algo ou fizer uma doação, ele dá mais um monte de livretos informativos. Fala da vida dele, dos amigos que também estão reformando velhos postos ao longo da Rota, dá dicas sobre lugares a se conhecer e te faz se sentir alguém especial, um visitante exclusivo.

Foram duas horas ganhas com bom papo e ainda tive vários insights pro livro, além de ter elogiado os conhecimentos que pesquisei sobre a Rota. Quando o livro sair, esse entra nos agradecimentos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário